terça-feira, 14 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO PIBID-HISTÓRIA/UENP

PIBID HISTÓRIA UENP


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivos:

·         incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
·         contribuir para a valorização do magistério;
·         elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e
·         promover a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
·         inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem;
·         incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e
·         contribuir para a articulação entre teoria e prática, necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Além destes objetivos o Projeto PIBID-História da Universidade Estadual do Norte do Paraná pretende que os licenciandos reflitam sobre o trabalho do professor de História, construindo coletivamente propostas didático-pedagógicas, com atividades baseadas na análise de fontes que possam auxiliar o aluno do Ensino Básico em seu desenvolvimento cognitivo, levando-o à leitura e interpretação dos signos em circulação na sociedade em que se insere. Como conseqüência almeja-se o desenvolvimento do pensamento histórico para que o estudante possa não apenas entender, mas também transformar sua realidade.
Desta forma, a produção de materiais didáticos que evidenciem o uso de fontes históricas em sala de aula como o cinema, o jornal, a fotografia, a música, entre outros, bem como fragmentos de textos historiográficos será priorizada. Estas ações serão viabilizadas pela formação de grupo de estudo entre todos os participantes do projeto para discussão de fundamentos teóricos relevantes para a aprendizagem histórica dos alunos.
Assim, toma-se como ponto de partida as observações do cotidiano de professores de História em duas escolas, considerando que na formação de professores o conhecimento de realidades diferentes enriquece a atuação docente. Serão campos de atuação do PIBID-História o Colégio Estadual Rio Branco Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, da cidade de Santo Antonio da Platina, com cerca de 1700 alunos, e o Colégio Estadual José Pavan Ensino Fundamental e Médio da cidade de Jacarezinho, com 736 alunos matriculados. Os professores selecionados como supervisores são a professora Esp. Eliane Borges Disseró Moreira e o professor Me. Marcel Fonseca Carvalho.  O projeto é coordenado pela professora Ma. Marisa Noda.

Um comentário:

  1. Olá seu blog já foi adicionado na lista de blogs do nosso Blog... http://pibidgeografiauenp.blogspot.com.br/
    Desejo uma bom trabalho a vocês.
    Profª Jully.

    ResponderExcluir